- Tem que começar com um pastor que reconheça os valores da música para a igreja e esteja interessado em ajudar a relacionar a música a todos os ministérios da igreja.
- Usar todos os recursos disponíveis: Instituições de ensino musical (seminários), convenção das igrejas, entre outros.
- Desenvolver objetivos específicos com um grupo de trabalho, levando em conta sua filosofia e as possibilidades.
- Fazer uma pesquisa musical envolvendo a todos. determinando interesse, procurando sugestões, alistando os "recrutas" do novo ministério.
- Determinar os horários de máxima participação possível.
- Providenciar lugar, equipamento e material.
- Recrutar os líderes (diretores, acompanhantes, assessores).
- Treinar os líderes.
- Planejar a longo prazo experiências com música em todos os ministérios.
- Planejar a curto prazo cada ensaio e atividade.
Espero que seja útil ao seu ministério as sugestões e ideias desse blog. Por favor deixe seus comentários, isso nos incentiva a continuar. Bem-vindo !
para conferir click
sexta-feira, 27 de julho de 2012
INAUGURANDO UM MINISTÉRIO DE MÚSICA
quinta-feira, 26 de julho de 2012
MANUAL DO PARTICIPANTE DOS CULTOS
MANUAL DO PARTICIPANTE
DOS CULTOS
"Escrevo-te estas
coisas . . . para que . . . saibas
como deves proceder
na Casa de
Deus."
( 1 Tm.3:14,15)
·
Esforçar-te para chegares à casa do Senhor antes
do início do culto. Não chegues atrasado, senão por motivo superior. Muito
prejudica a reverência e a solenidade dos cultos a entrada de numerosos
retardatários.
·
Nunca esperes o culto começar para depois
entrares no santuário.
·
Ao entrares no santuário, dirige-te para o teu
lugar, senta-te e aguarda o início do culto silenciosamente, em atitude de
oração.
·
Não mudes de um lugar para outro depois de
sentares.
Não te sentes
na extremidade de um banco desocupado,
de maneira a
impedir a entrada de outras pessoas que ali queiram sentar-se.
·
Não procures os lugares mais afastados. Deixa os
últimos bancos desocupados, para que neles os introdutores possam acomodar os
retardatários, com o mínimo de perturbação.
· Senta-te com discrição e decoro. Não apoies o
braço sobre o encosto do banco. Não depredes com os pés o banco dianteiro. Não
te espreguices. Não cruzes as pernas de maneira a incomodar com os pés as
pessoas que estão ao teu lado.
· Nunca entres nem te retires do santuário durante
uma oração, durante leituras bíblicas e durante a execução de um solo vocal ou
instrumental.
·
Segue a orientação do porteiro ou introdutor da
Igreja. Ele sempre
procurará acomodar-te no melhor lugar possível.
· Não fales durante o culto sob pretexto algum.
Não cochiches. Não comentes. Não converses depois de transpores as portas do
santuário.
·
Não leia revistas ou jornal, nem qualquer outra
coisa durante o culto.
·
Evite fazer barulho com os pés, com o leque, com braceletes, etc. Não
tamboriles com as unhas no banco, nem marques o compasso dos hinos batendo
ruidosamente com o pé no chão.
·
Não coloques os teus objetos pessoais sobre os
peitoris das janelas, nos parapeitos das galerias, nem em posição precária
donde possam cair com ruídos perturbadores.
·
Não te retires do santuário antes do fim do
culto, a não ser por motivo absolutamente imperioso.
· Não entres no santuário carregando
revistas e jornais profanos; traga a tua Bíblia e o teu hinário.
· Se tiveres de entrar no santuário depois
do início do
culto, não pares para cumprimentar
pessoa alguma.
Entra discretamente, na ponta dos pés, e
toma ali
mesmo a resolução de não te tornares um
retardatário
habitual.
·
Não fiques conversando na entrada ou nas
dependências do templo, uma vez iniciado o culto. Isso prejudica a boa ordem e
é mau exemplo.
·
Não desvies a atenção durante as orações, mas
acompanha-as com reverência e devoção.
·
Não te esqueças de que a tua contribuição ou
oferta deve ser um ato de culto a Deus. Pratica-a com reverência, amor, alegria
e oração. Nunca peças troco ao diácono ou ao auxiliar que estiver recolhendo as
ofertas nos cultos da igreja.
·
Lembra-te de que os solos e outros números
musicais também fazem parte do culto. Deves acompanhá-los com atenção, para que
te edifiquem e te inspirem.
·
Se não puderes reprimir a tosse ou o espirro,
abafa-os com o lenço. É feio e anti-higiênico tossir e espirrar às escâncaras
em público.
·
Presta atenção ao sermão. O pregador é o servo
de Deus ungido pelo Espírito Santo como mensageiro da Palavra de Deus. Olha
para o pregador. É ridículo e irreverente olhar distraidamente para um lado e
outro durante a pregação.
· Ora
a Deus pelo pregador, pelos
perdidos, pelo bem-
estar
espiritual de todos
os presentes, pela presença e
direção do Espírito Santo no culto e na
Igreja.
·
Traja-te com sobriedade para ires à casa do
Senhor. Não te apresentes com os trajes informais de um piquenique nem com os
excessos dos que se vestem para as festas mundanas.
·
Não te vires para trás para ver os retardatários
que chegarem.
·
Se a pessoa ao teu lado estiver sem hinário,
convida-a para cantar pelo teu.
·
Canta os hinos, com entusiasmos e sentimento.
Não fiques alheio ao cântico, nem cantes com displicência. Exercita-te
espiritualmente e dirige-te a Deus, louvando e adorando o Senhor com o cântico
dos teus lábios e do teu coração.
·
A leitura da Bíblia deve merecer a tua reverente
e concentrada atenção. Lembra-te de que se trata da Palavra de Deus.
·
Se trouxeres um visitante, apresente-o a algum
irmão ou irmã na igreja e, se possível, ao próprio pastor.
·
As partes do culto denominadas : "Prelúdio" e
"Poslúdio" são momentos para oração e comunhão com Deus.
·
Terminado o culto, não te precipites para as
portas logo após a "benção". Senta-te novamente, ora em silêncio, e
depois retira-te calmamente.
·
Antes de te retirares, verifica se há algum
visitante para cumprimentares, ou mesmo se há algum irmão que devas saudar com
um aperto de mão e uma palavra amável e fraternal.
Pr. João Filson
Soren (Adaptado)
FUNÇÕES DO MINISTRO DE MÚSICA
FUNÇÕES DO MINISTRO DE
MÚSICA :
1. Administrar e organizar o
ministério de música da igreja.
2. Dirigir o Conselho de música
da igreja.
3. Implantar a filosofia de Coros graduados, ou seja, Coros
para todas as faixas etárias.
4. Promover o desenvolvimento,
consolidação e aperfeiçoamento das atividades dos coros da igreja.
5. Prestar assistência aos
coros, conjuntos, grupos vocais e
instrumentais e solistas, quanto ao repertório e postura, e também apoio
necessário ao seu desenvolvimento musical.
6. Coordenar, em consonância
com o pastor, o programa musical da igreja.
7. Elaborar a escala semanal de participação no programa musical
da igreja para os conjuntos, solistas, coros, instrumentistas, regentes e
outros.
8. Elaborar com o pastor as
ordens dos cultos semanais.
9. Ministrar cursos de aperfeiçoamento
e orientação do pessoal envolvido no programa musical.
10. Manter, na medida do
possível, um programa crescente de atividades para os coros da igreja.
11. Realizar cursos, visando o
surgimento de regentes congregacionais.
12. Servir como regente congregacional
e coros na medida das necessidades.
13. Supervisionar os regentes de
todos os coros e grupos musicais, na medida das necessidades.
14. Promover e aprimorar o
cântico congregacional, tendo o cuidado de analisar minuciosamente, letras dos
hinos e cânticos espirituais, juntamente com o pastor. Qualquer cântico novo
deverá passar pela triagem orientada pelo Ministro de música (EQUILÍBRIO ENTRE HINOS “TRADICIONAIS” e CÂNTICOS).
15. Qualquer participação
musical nos cultos da igreja deverá ter o aval do ministro de música.
16. Reunir-se com todos os
participantes da área musical antes do culto para oração e preparação devida (
O ministro poderá vetar qualquer participação, caso o vestuário esteja
inconveniente )
17. Atuar com vistas ao
surgimento disciplinado de novos valores, aproveitando a participação de colaboradores que possam contribuir para o
enriquecimento e multiplicação do ministério musical da igreja
18. Encaminhar ao pastor,
problemas de ordem espiritual e disciplinar, entre pessoas envolvidas no
programa musical da igreja.
19. Supervisionar a aquisição de
materiais, o seu melhor aproveitamento e conservação, tais como: partituras,
livros, uniformes, becas, pastas, instrumentos e todos os pertences destinados
ao programa musical da igreja, mantendo-os guardados no templo.
20. Promover e estudar a
aquisição de instrumentos e outros equipamentos de música, contatando para tal,
os departamentos competentes, zelando pela guarda e conservação dos mesmos.
21. Organizar os fichários e o
mural do departamento.
22. Coordenar a realização de Eventos
Musicais (clínicas, seminários, simpósios,
intercâmbios,etc)
23. Coordenar a realização de
retiros, acampamentos inspirativos, envolvendo o pessoal ligado ao programa
musical da igreja.
24. Supervisionar e orientar
as atividades dos seminaristas de música
sacra, aliás, todos os seus auxiliares como: regentes dos coros, regentes
congregacionais, instrumentistas e outros.
25. Orientar e autorizar a saída
de grupos musicais para cantar em outras igrejas, dentro dos critérios
estabelecidos pela igreja.
26. Ocasionalmente, pregar sobre
a Música na bíblia, apelando para a consagração dos envolvidos no ministério de
música e o surgimento de novos candidatos.
27. Visitar, periodicamente,
uniões, departamentos e a classe de novos crentes, promovendo a ministério de
música, convidando-os à participação cada vez maior.
28. Dar assistência espiritual aos membros envolvidos no ministério de música da igreja que estejam faltosos, enfermos, e etc., seja, através de visita, carta, ou outra forma viável.
29. Promover e organizar os talentos musicais do povo de Deus na arte instrumental, distinguindo aqueles que possam vir a cooperar nos cultos e atividades em geral, como acompanhantes ou integrantes de conjuntos instrumentais.
30. Estudar a criação de conjuntos/grupos instrumentais ou mini-orquestra, para a melhor participação nas diversas organizações, mantendo-os em operação.
28. Dar assistência espiritual aos membros envolvidos no ministério de música da igreja que estejam faltosos, enfermos, e etc., seja, através de visita, carta, ou outra forma viável.
29. Promover e organizar os talentos musicais do povo de Deus na arte instrumental, distinguindo aqueles que possam vir a cooperar nos cultos e atividades em geral, como acompanhantes ou integrantes de conjuntos instrumentais.
30. Estudar a criação de conjuntos/grupos instrumentais ou mini-orquestra, para a melhor participação nas diversas organizações, mantendo-os em operação.
31. Estudar a criação de uma
escola de música da igreja, se a mesma
for viável e se houver carência nesta área na sua localização.
32. O ministro de música deverá estar informado de todo o
programa musical de programas diversos realizados na igreja, tais como :
Casamentos, aniversários, formaturas e afins. Quanto a elaboração das ordens de
cultos dessas programações, as mesmas deverão lhe ser solicitadas, com
antecedência, para que sejam elaboradas a tempo.
33. Prestar relatório, à Assembléia administrativa, de suas
atividades.
FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA O MINISTÉRIO DA MÚSICA
FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA O MINISTÉRIO DA MÚSICA :
. Origem no Velho Testamento :
Planejado por Deus (Nm.9:6; 1Cr.28:13)
Estabelecido pelos servos de Deus (1Cr.25:1; 1Cr.6:31,32,48)
Organizado perfeitamente (1Cr.23:25,29,30)
. Bases no Novo Testamento :
Planejado por Deus (Nm.9:6; 1Cr.28:13)
Estabelecido pelos servos de Deus (1Cr.25:1; 1Cr.6:31,32,48)
Organizado perfeitamente (1Cr.23:25,29,30)
. Bases no Novo Testamento :
Louvor
(Ef.5:19) “...falando
entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais...”
Educação e admoestação (Cl.3:16) “... instruí-vos e admoestai-vos...”
Jesus cantou na última ceia (Mt.26:30)
Paulo e Silas cantaram na prisão (At.16:25)
Cantar em espírito e
entendimento (1Co.14:15)
. QUEM ERAM
OS LEVITAS :
-
Eram escolhidos (1Cr.15:16-19)
a) A Bíblia mostra e até cita
os nomes dos que foram escolhidos para dirigir
b) Somente os que possuíam
comprovada habilitação eram escolhidos para dirigir.
-
Eram pessoas consagradas e
separadas para exercerem tal função, vivendo exclusivamente para
guiar o povo de Deus na adoração
(Nm.8:5,6,14)
-
Eram obreiros de tempo integral (1 Cr.9:33; 1Cr.16:37)
a) A tarefa era imensa e eles
precisavam dar todo o tempo para isso.
b) Esperava-se deles uma vida
livre de pecado
c) Eles gastavam longas horas
de estudo e de prática no preparo para os cultos no templo.
-
Eram pagos pelo seu trabalho (Nm.18:21; Ne.12:47 ) : Eles
dependiam da fidelidade do povo na
obediência referente ao dízimo.
-
Usavam roupas especiais.
ALGUMAS
CONCLUSÕES :
a) O ministério da música não
era dirigido por voluntários, mas por
homens dedicados e consagrados para isso
b) Eram pessoas separadas
exclusivamente para esse serviço.
c) Eram preparados e ensinados
para ensinar sua arte a outros, para que a música nunca fosse relegada a um
plano inferior
d) Trabalhavam dia e noite.
-
FUNÇÕES DOS LEVITAS :
a) Ministravam no Tabernáculo –
Nm.3:8; 1Cr.16:37
b) Auxiliavam os filhos de Arão
– 1Cr.23:27,28
c) Dirigiam a música sagrada – 1Cr.23:30
.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES :
1. O
ministro de música é um dos ministros da igreja, assim como o pastor o é,
ele não é um funcionário da igreja, mas
sim, um MINISTRO da mesma.
2. O ministério de música é um ministério
auxiliar ao do pastor, assistindo na ministração do culto a Deus (1Cr.23:28
– “Assistir aos filhos de Arão”)
. CONCLUSÃO :
. LEVI quer dizer UNIDO, JUNTO, UNIÃO, ERA
A GRANDE CARACTERÍSTICA DESSA TRIBO. Deus separou para o seu serviço um grupo
unido. Hoje também precisamos dessa mesma união. Nenhum Ministério se faz com
apenas uma pessoa, mas sim com um grupo de pessoas trabalhando juntas, e principalmente
o ministério de música.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
OBJETIVOS DO MINISTÉRIO DE MÚSICA
O programa de música de uma igreja, em suma, existe com os objetivos de:
- Glorificar a Deus,
- Edificar o povo de Cristo,
- Testemunhar de Cristo ao mundo.
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