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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ESQUEMA PARA UM ENSAIO CORAL




1.      RELAXAMENTO
Exercícios de relaxamento corporal para se evitar tensão (desnecessária) ao cantar, não prejudicando a emissão vocal.

2.      AQUECIMENTO
Exercícios de aquecimento vocal (vocalizes) e corporal para a melhor execução das músicas.

3.      RESPIRAÇÃO
Exercícios de respiração para a aquisição de uma boa postura e o desenvolvimento de uma respiração correta, principalmente ao cantar.

4.      RESSONÂNCIA/APOIO VOCAL
Exercícios de ressonância para melhorar a projeção do som.

5.      AFINAÇÃO
Exercícios para trabalhar o ouvido musical dos coristas visando cada vez uma melhor afinação coral.

6.      PERCEPÇÃO RÍTMICA
Exercícios de leitura rítmica, visando um crescimento na habilidade de ler os ritmos das músicas a serem trabalhadas.

7.      NOÇÕES DE TEORIA MUSICAL
Pouco a pouco passar noções básicas da teoria musical, visando uma melhor leitura da partitura das músicas trabalhadas.

8.      REPERTÓRIO
Trabalho das músicas a serem apresentadas. Ensino das vozes (soprano,contralto, tenor, baixo, etc.) e trabalho de expressão, dinâmica e fraseado musical, etc.

OBS:  Estas atividades devem ser distribuídas esquematicamente em cada ensaio. A única que deve estar presente em todos os ensaios é o trabalho do repertório.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Importância do Canto Congregacional


Há uma ideia generalizada de que o importante num culto é o sermão, ou os cânticos corais, execução instrumental, solistas. A congregação apenas “assiste” ao desenrolar do “programa”. Algumas dessas participações são designadas até como “especiais”. Devemos lembrar-nos que o culto é prestado pela congregação, pelo “corpo de Cristo”, portanto, ela é ativa e não passiva. Num teatro, a plateia “assiste” ao espetáculo; na igreja de Cristo, num culto, os “atores” são a congregação que, mesmo participando das orações, das leituras bíblicas, é no canto que a sua atuação é mais abrangente, porque é o momento quando todos podem expressar seus sentimentos de forma bem pessoal e ao mesmo tempo unânime. Costumamos dizer que é a forma mais autêntica do louvor coletivo porque:

ü  Todos cantam a mesma mensagem e melodia, havendo unidade de pensamento;
ü  A voz é um dom de Deus (no sentido de dádiva), pois nascemos com ela, faz parte de nosso arsenal biológico e nada nos custa;
ü  Não é exigida uma formação musical acadêmica;
ü  Nivela as pessoas: ricos e pobres, cultos e incultos, raças diferentes, “desafinados”, “monótonos”. Até aqueles que são dotados de um talento especial vocal igualam-se ao demais.

O  louvor coletivo é:
·         Um privilégio que se transforma em satisfação espiritual;
·         Um meio de edificação individual e crescimento espiritual;
·         Um meio também de evangelização e, publicamente, para testemunharmos de nossa fé.

O louvor tem um valor didático: aprender-se, principalmente se a letra do hino tem conteúdo bíblico e teológico.
O  grande musicólogo Mário de Andrade disse: “A voz põe a gente em comunhão direta com Deus”.

O  Canto Congregacional não é:
·         Momento de distração ou de “descanso”, nem “tapa-buraco”, “enquanto o pregador não chega”;
·         Um meio de levar a congregação ao êxtase somente; de manifestações emocionais indisciplinadas;
·         Uma ocasião de demonstração de expressões corporais rítmicas e que facilmente podem levar a um desvio do centro de todo louvor, que é Deus.

Infelizmente, em muitos casos, o canto congregacional tem sido usado na adoração de maneira distorcida e imprópria, e o diabo se aproveita disso para “enganar até os escolhidos”.

Autor: Eudora Pitrowsky Salles

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Funções da Igreja (Natureza)

Funções da Igreja:

  • CULTO  ( Leitourgia)
  • COMUNHÃO  (Koinonia)
  • PROCLAMAÇÃO  (Kerygma)
  • EDUCAÇÃO  (Didachae)
  • SERVIÇO  (Diakonia)
Queremos destacar aqui a função principal da Igreja : CULTO - Adoração, veneração.

Português : "Adoração ou homenagem a Deus; ritual, cerimônia; fig. adoração,
                     Veneração, reverência, preito".

Inglês  - WORSHIP (Worth-scipe) dar o devido valor.

Hebraico  - 4 palavras diferentes a mais comum 
                   SHACHAH - Prostar-se, Homenagear (Gn.18:2)

Grego -  PROSKUNEO - Beijar na direção do recipiente, reverência (jo.4:21-24)
              LATREUO - Servir, ministrar (Mt.4:10)
              LEITURGIA - Obra ou serviço do povo, resposta adoradora total do homem 
                                      ao Único Eterno Deus.

- Melhor exemplo de Culto  :  Isáias 6:1-13
  • Isaías no templo (disposto a cultuar)
  • Reconhecimento da presença de Deus
  • Louvores a pessoa de Deus
  • Reconhecimento da Santidade de Deus
  • Reconhecimento da impuridade própria
  • Confissão
  • Purificação
  • Chamada a missão
  • resposta a missão
  • A missão dada



O que é Culto ?

Por  M.M. Roberto Carlos Rodolfo

Culto : "Adoração ou homenagem a Deus; ritual, cerimônia; fig. adoração,
            Veneração, reverência, preito".
Cultuar : "Render culto; tornar objeto de culto".
Em inglês existe a palavra  worship (cultuar) que é formada de duas outras partes que significam
valor e essência. Dessa forma, então, seria correto dizer que "cultuar é atribuir ou dar a alguém ou a alguma coisa o valor merecido".
Em João 4:23,24 Jesus mostrou a mulher Samaritana que o mais importante no culto é a atitude de adoração a Deus. Mas, o que é culto?

  1. O  culto é um ministério :  Só pode entendê-lo, experimentando-o (Ex.4:1; Is.6:1-8).
  2. O culto é celebração : Adorar ao Senhor é dar alegria ao seu coração (Ex.15.1,2,20,21; Sl.100:1)
  3. O culto é diálogo : Uma conversa entre o criador e suas criaturas.
  4. O culto é oferta : Nossa oferta não deve ser meramente o que fazemos, mas sim o que nós somos (Sl.96:7,8;Rm.12:1)
  5. O culto é dinâmico e criativo :  Um culto verdadeiro extrapola as paredes da igreja e penetra na família.
  6. O culto deve ser uma experiência transformadora : Por natureza o culto deve mudar as nossas vidas (Mt.5:23.24).
  7. O culto deve ser genuíno : Ritual sem coração é ritual sem aceitação (Jo.4:24).

domingo, 19 de agosto de 2012

Formulário de Avaliação do Ensaio

O formulário abaixo deve ser impresso e distribuído a cada corista. Lembrando que é importante a não identificação do corista para que o mesmo possa ser absolutamente sincero em sua avaliação. Faça suas adaptações e sucesso !!!

- Assinale com X apenas uma letra da sua resposta:

1. Normalmente eu uso palavras:
a)    Complicadas demais.
b)    Bastante compreensíveis.
c)    Simples demais.


 2. Durante o ensaio, eu:
a)    Falo demais.
b)    Digo apenas o necessário.
c)    Não explico o suficiente.


3. A minha voz é:
a)    Forte demais - quase um grito.
b)    Forte o suficiente para ser ouvida.
c)    Muito suave.


4. As minhas sugestões durante o ensaio:
a)    Esclarecem muito bem o problema.
b)    São mais ou menos relevantes.
c)    São supérfluas.

5. Eu apresento as minhas ideias:
a)    Claramente.
b)    Às vezes sem serem entendidas.
c)    De forma que é difícil entendê-las.


6. Na partitura, voltando a um lugar depois de parar, eu:
a)    Sempre digo claramente o lugar.
b)    Algumas vezes indico o lugar. 
c)    Nunca digo para onde voltar.


7. Quanto aos trechos difíceis de uma música, eu:
a)    Fico ensaiando demais. 
b)    Repito o que for necessário.
c)    Tento evitá-las.


8. Ao ensinar várias obras em um ensaio, eu:
a)    Demoro demais em uma música só.
b)    Planejo não gastar tempo demais com a mesma música.
c)    Passo de uma música para outra.


9. Quanto à minha interpretação, eu:
a)    a. Raramente oriento o suficiente.
b)    b. Às vezes explico o que desejo.
c)    Ofereço - mais ou menos – instruções suficientes.


10. Como regra geral, a minha regência é:
a)    Difícil de ser entendida.
b)    Fácil de ser entendida.
c)    Mais ou menos clara.


11. Quanto à minha regência, ela é:
a)    Parecida com a de um louco.
b)    Às vezes um pouco exagerada, mas O.k..
c)    Agradável e elegante.


12. Quanto à aprendizagem, eu:
a)    Espero que os coristas aprendam rápido demais.
b)    Gasto tempo suficiente para que os coristas aprendam.

13. Quanto aos meus maneirismos, eu:
a)    Tenho-os em demasia. 
b)    Só tenho alguns hábitos perturbadores.  
c)    Não os tenho


14. Quais são os meus maneirismos? (Se houver algum)
________________________________________________________________________

15. Ao reger, eu olho para a partitura:
a)    Demais.    
b)    A metade do tempo.          
c)    Apenas o necessário para conseguir segurança.


16. Quanto à minha roupa, eu:
a)    Visto-me como uma pessoa vaidosa.
b)    Visto-me como um regente deve vestir­-se.
c)    Sou uma pessoa muito conservadora.

17. Quanto às minhas expressões faciais, eu:
a)    Quase nunca esboço um sorriso.
b)    Sou uma pessoa simpática.
c)    Tenho uma expressão radiante de satisfação no trabalho.

18. Quanto ao meu relacionamento com as pessoas, eu:
a)    Tenho só alguns coristas prediletos.
b)    Trato todos com o mesmo respeito.
c)    Não trato pessoas como pessoas.

19. Você acha que:
a)    Dou atenção para você?      
b)    Não gosto de conversar fora do ensaio?    
c)    Sou uma pessoa legal?

20. Fora do ensaio, eu:
a)    Sou uma pessoa acessível.
b)    Não tenho tempo para tratar de problemas pessoais.
c)    Estou quase sempre ocupado, mas sei parar e conversar, quando necessário.

21. Quanto ao procedimento dos ensaios:
a)    Eu escondo os meus planos.
b)    Eu deixo que o grupo me ajude.
c)    Só de vez em quando o coro tem voz no planejamento.

22. Como é que você se sente quando precisa pedir algo a mim?
a)    Tenho medo.           
b)    Peço só se for necessário.        
c)    Sinto-me bem à vontade.

23. Quanto ao meu senso de humor, eu:
a)    Sou mal-humorado.    
b)    Sou muito engraçado e alegre.       
c)    Sou normal.

24. Eu inspiro vocês a fazer o melhor que podem, musicalmente falando?
a)    Sim, tentamos fazer o melhor que podemos.
b)    Algumas vezes.
c)    Não. nós nunca nos sentimos inspirados.

25. Como é a disciplina em nosso coro?
a)    Relaxada demais.                            
b)    Normal.                  
c)    Rígida demais.

26. Você acha que, para o futuro, eu devo:
a)    Insistir em mais disciplina?
b)    Manter o mesmo estilo de disciplina?
c)    Ser mais flexível na disciplina?

27. As minhas normas quanto à conversa, comportamento e frequência, são:
a)    Relaxadas demais.     
b)    Normais.                      
c)    Rígidas demais.

28. Eu sou paciente?
a)    Não, às vezes revela um mal temperamento.
b)    Mais ou menos.
c)    Sim, suporta muita coisa da gente.

29. Quando disciplino alguém, eu:
a)    Gasto tempo demais.   
b)    Ajo corretamente.               
c)    Levo tudo na brincadeira.

30. Eu já deixei alguém encabulado durante o ensaio?
a)    Nunca.                      
b)    De vez em quando.              
c)    Várias vezes.

31. Você está gostando das músicas do nosso repertório?
a)    Muito.                 
b)    O.k.      
c)     Não muito.

32. Você tem gostado da atividade coral?
a)    Muito.           
b)    O.k.                         
c)    Não muito.


SUGESTÕES E COMENTÁRIOS:
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(Não é necessário se identificar)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Termo de Matrícula para Escola de Música da Igreja


Sempre que começamos uma escola de música nos deparamos com a questão das mensalidades. Sugiro abaixo um Termo de Matrícula; o objetivo é amenizar o deficit nas receitas da escola, pois com o passar dos meses alguns alunos vão desistindo e a entrada baixando. Com a assinatura do termo abaixo os alunos, ou responsáveis, ficam com a responsabilidade de quitar as prestações no caso de desistência. Não resolve o problema mas, alivia um pouco. O item 4 é opcional, ou seja, analise  sua realidade e decida se usa ou não.  Como sempre faça suas adaptações e boa sorte !


Ministério                                              ESCOLA DE MÚSICA
de Música                                      DA  IGREJA ________________________________            


                                                     
TERMO DE MATRÍCULA   ( Acordo )



ALUNO : ___________________________________________________

RESPONSÁVEL : ____________________________________________

Matérias : ___________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

1. Será pago no ato de matrícula o valor de R$ ___________ ( ________________________________________________________ ), como sinal, garantia de vaga e condição para concretização  e celebração do contrato de prestação de serviços. Em caso de desistência este valor não será devolvido.
2.      Pelos serviços educacionais correspondentes às aulas de música de acordo com as opções feita, o aluno pagará a escola, no ____ Semestre de _______, uma mensalidade dividida em 4 ( quatro ) parcelas, a serem pagas nas datas mencionadas neste instrumento.
3.      A parcelas serão pagas sempre no dia _______ de cada mês.
4.      Haverá tolerância para pagamento de cada parcela, sem acréscimo de multa ou correção, até o último dia do mês em referência. ( Opcional )
5.     Havendo atraso no pagamento de qualquer parcela por prazo superior ao mencionado no item 4, o aluno ou responsável pagará, além do valor principal, 10% ( dez por cento) do valor da parcela, sem correção, como multa.
6.      O cancelamento, a desistência  e  o  trancamento da matrícula devem ser requeridos por escrito  e, dependendo da concessão definitiva de quitação de débitos acaso existentes.
7.      No caso de desistência, o aluno ou responsável deverá quitar as parcelas das mensalidades em atraso.
8.      Para efeitos legais e futuro, considera-se como valor da parcela inicial, a ser pago de conformidade com o item 2 deste instrumento, R$ ___________ (____________________________________________________________).

10. Será beneficiário do presente acordo o aluno : _________________________
      __________________________________________.

      E assim, por estarem juntos e acordados, assinam o presente.

                                   Rio de Janeiro, _______ de __________________ de 2012


               _____________                                                 _________________
            Aluno ou Responsável                                                 Diretor da Escola